segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

COMISSÃO TÉCNICA O PAPEL DO TÉCNICO E DO AUXILIAR TÉCNICO

O Técnico
 Cabe ao técnico ou treinador as seguintes funções;
 - Organizar e Planejar a Programação das sessões de treinamento em conjunto com os integrantes de sua Comissão técnica.
 - Selecionar atletas que irão compor sua equipe para a temporada
 - Estabelecer metas e buscar o desenvolvimento competitivo de sua equipe (Ápice) para as Competições que forem mais importantes na temporada.
- Estabelecer um Modelo (Padrão) de Jogo que melhor se adeque ao elenco que tem a sua disposição. - Procurar potencializar as qualidades individuais de seus jogadores e de sua equipe (Conjunto)
 - Minimizar os erros , corrigindo, observando detalhes, se possível com auxílio de imagens e scouts que possam lhe dar base em suas argumentações, (avaliação de desempenho nos dias de hoje é uma importante ferramenta que deve er utilizada em toda equipe).
 - O Técnico/Treinador deve manter um bom relacionamento com atletas e membros da comissão técnica e exercer liderança de forma clara e concisa, não deve deixar dúvidas em suas orientações e determinações se necessário repetir a orientação tantas vezes quanto necessário, paciência, determinação e comprometimento são exemplos a serem seguidos.
 - Uma equipe é reflexo de seu treinador, quando uma equipe é bem orientada, desenvolve um trabalho de qualidade durante os treinamentos isso irá refletir no momento do jogo, é preciso que o treinador tenha sempre um feedback com seus atletas, as vezes é necessário utilizar outros membros de sua comissão técnica para poder obter o resultado de comunicação desejado, uma vez que muitos atletas “temem” dizer ao treinador que não entenderam determinada orientação.
 - Ser firme e claro, não quer dizer que é necessário ser mal educado ou grosseiro, deve o técnico/treinador procurar não usar expressões de baixo calão ou ofensivas, respeito é algo que não se impõe, se Conquista.
- Durante o Jogo, alguns treinadores procuram observar o adversário, outros focam em sua equipe, o ideal é compartilhar essa tarefa com o auxiliar técnico, usar de informações em tempo real também são importantes, por isso o ideal é ter um observador técnico ou um analisador de desempenho durante os jogos, (scouts) é uma importante ferramenta que deve estar ao dispor do técnico/treinador quando necessário.
 - Durante o Jogo o Treinador deve procurar manter o tempo todo o foco na partida, evitar de reclamar de forma exagerada com a arbitragem e não se importar de forma alguma com torcida contra ou a favor, sua preocupação deve ser sempre o jogo e o melhorar o desempenho de sua equipe.

O Auxiliar Técnico
 Função de confiança, que exige muitas vezes um grande jogo de cintura e habilidade para apaziguar ânimos e resolver conflitos que ocorrem durante o jogo, diferente do que ocorre em muitos clubes o auxiliar técnico não pode ser um “torcedor privilegiado”, alguém que está no campo de jogo para ficar torcendo ou arrumando confusão com a arbitragem, suas principais funções são:
 - Juntamente com o treinador e Comissão técnica Planejar e Organizar o Programa de treinamento para a temporada.
 - Estabelecer com os jogadores e outros membros da Comissão técnica um elo de ligação com o Técnico/Treinador para que tudo transcorra dentro do planejado nas sessões de treinamento e durante os jogos.
 - Acompanhar o desempenho dos jogadores (individualmente), nos trabalhos de Preparação Física e treinos técnicos.
- Auxiliar o Técnico/Treinador em transmitir orientações aos jogadores e a equipe sempre que necessário.
 - Analisar a Avaliação de desempenho da equipe e transmitir os resultados ao Técnico/Treinador.
 - Substituir o Treinador em treinos e Jogos quando necessário. -Assim como a todos os integrantes da CT, deve evitar chamar a atenção d arbitragem, mantendo um ambiente durante o jogo o mais focado possível em se conquistar o resultado.

Nenhum comentário: